|

Teatro das Verdades § 1- Seleção de Atores

Teatro das Verdades
 
Capítulo 1- Seleção de Atores
 
  Numa bela manhã ensolarada, a classe, da oitava série de uma escola, esta reunida para a aula de arte:
 
Professora: _Hoje eu tenho uma ótima notícia para vocês! Uma Companhia famosa de teatro está visitando a cidade e ficará por tempo indeterminado para montar uma peça. A diretora está procurando novos talentos e como a conheço, ela me pediu para avisar que vai fazer um teste, que era para eu escolher dez alunos na faixa dos catorze anos e prepara-los para o teste neste sábado. Pensei em fazer seleção, mas antes eu gostaria de saber os interessados.
 
  Alguns alunos de ambos os sexos levantam a mão, depois da contagem, foram registrados dezesseis.
 
  Professora: _O resto está dispensado pra o recreio, quero conversar a sóis e ver se haverá desistência, caso contrário, eu desclassificarei alguns de cara e outros depois.(dá uma pausa) Bem, a peça será profissional, mas só fará apresentações por aqui, só se tiver real aprovação do público alguns destes atores poderão participar de algo maior, mas não é certo. Mesmo assim, participando da peça, você estará querendo sair até do país. A diretora é uma mulher muito rígida e que vai exigir muito nos testes e nos ensaios, terão que se lembrar que ela os estará ajudando, mas que poderia estar colocando atores profissionais e muito famosos. Alguma desistência?
 
  Quatro alunos largam a sala
 
  Professora: _Alguma pergunta?
 
  Uma aluna de cabelos azuis, como os olhos, levanta a mão:
 
  Professora: _Fale Marine.
  Marine: _Como é o teste?
  Professora: _Ela vai reunir todos os trinta que arranjou e pedir para alguns patrocinadores e amigos do ramo darem sua nota e ela dará a dela, daí ela vê quem poderá representar, mas, até onde ela me explicou, já tem alguns papéis para a peça, são atores bons e que querem trabalhar com gente de nível alto.(vê uma aluna de cabelos loiros e olhos pretos levantar a mão) Fala, Yasmim.
  Yasmim: _Você acha que a gente consegue algo?
  Professora: _Nem que sejam um simples criado! Isso é importante e se forem bem, poderá ser seu passo para o estrelato...(um garoto de cabelo azul escuro levanta a mão, enquanto mais um aluno deixa a sala) Pergunta, Gustavo.
  Gustavo: _Podemos fazer os testes em dupla? E quanto nós vamos ganhar?
  Professora: _Podem sim e é aconselhável, já que mostra suas capacidades de divisão de palco. Se for com alguém que também vá fazer o teste terão tempo dobrado, o que deve ser quatro minutos.(vê uma figura de cabelos vermelhos como o fogo, assim como os olhos, levantar as mãos) Fale Lucy.
  Lucy: _Que tipo de texto nos vamos fazer nos testes?(ao fundo outro aluno sai)
  Professora: _Terão dois minutos para fazerem qualquer papel, mas aconselho que seja um bem difícil, para mostrar o seu talento. Às vezes, (quando ela estiver na dúvida) deixará continuarem por mais um pequeno período, e se conseguem concluir a apresentação na hora certa, mostram que têm disciplina. Mas é sempre bom ter uma continuação para mostrar mais um pouco...
  Yasmim: _É preciso ir numa roupa para isso?
  Professora: _Claro que não!(vê uma outra garota de cabelos loiros erguendo a mão) Pergunte Anne.
  Anne: _Qual será a peça e quem está participando?
  Professora: _Será “Romeu e Julieta”, mas ela ainda não disse quem foi escolhido, só disse que são atores renomados! Talvez estejam lá, talvez não, nunca se sabe...
  Marine: _Eles podem estar entre o júri?
  Professora: _Não, mas a opinião deles pode contar.
  Gustavo: _Quem já foi escolhido?
  Professora: _Acho que o Romeu...(outro aluno sai, acompanhado de uma garota) Talvez Mercúcio, mas o Montecchio e o Capuleto já foram selecionados, por terem que dar a impressão de mais velhos, mas as senhoras eu não, não é tão necessário...
  Yasmim: Vai ter beijo?
  Professora: _Sim, mas não sei se é pra valer.(ao fundo, uma aluna sai) Agora vou parar porque já estamos em sete, vamos ver quem ficou: Marine, Anne, Lucy, Gustavo, Yasmim, Cláudio e João. Treinem bem e boa sorte; estejam lá sábado de tarde, às duas horas, não se atrasem! Agora estão liberados para o recreio e quem conseguir o papel terá o ano todo de nota máxima comigo!
 
  Os sete largam a sala com o rosto risonho, iriam se esforçar, já que esta seria a única oportunidade de tirarem ótimas notas com a professora Kátia, rígida Omo ela só. Cada grupinho foi pra um canto para discutir detalhes e colherem dicas com os amigos, olhamos um grupinho de três meninas que participaram do teste e conversam sobre o que farão. Particularmente um grupinho colorido se fossem olhadas do alto e também muito diferente em personalidades: a popular Marine, a inteligente Anne e a alegre Lucy.
 
  Marine: _Acho que farei “A Bela Adormecida”, serei a bruxa, assim eu consigo papel de mãe de alguém.
  Anne: _Então eu vou fazer uma das fadas, vou tentar o papel de ama. Certo?
  Marine: _Claro, e você Lucy?
  Lucy: _Sabem que estou porque vocês entraram, eu não sei se quero passar... Então, ainda não decidi por papel algum...
  Marine: _Seja uma outra fada! Aí eu posso mudar e sermos as três fadas, discutindo sobre o futuro da princesa!
  Lucy: _Não, eu não quero ter chances, vou escolher qualquer coisa e que vença a melhor!
  Marine, ta bem, mas deixa-me selecionar um papel pra você! Por que não faz a Julieta?
  Lucy: _Não! Eu não quero ter chances!
  Marine: _Então faça a Aurora na hora em que ela encontra o príncipe na floresta, eu te arranjo o cara!(saindo para procurar logo) Não se esqueça de já ir ensaiando!
  Lucy: _(gritando) Eu vou com o meu irmão!
  Anne: _Sabe que ela não vai deixar, sempre quer ter uma chance de te arrumar um namorado...
  Lucy: _Aposto que não vai encontrar ninguém que queira!
  Anne: _Não duvide muito, Lucy! Agora eu vou à biblioteca ver se encontro o livro, venha comigo e tiraremos o texto de lá!
  Lucy: _Tá bem...
 
  Dois minutos depois, Marine retorna de sua procura com uma folha de papel toda rabiscada e começa a se perguntar onde estariam as amigas e resolve ir até a biblioteca, já que Anne normalmente ia lá na hora do recreio.
 
  E lá encontra as duas amigas com três livros sobre a mesa:
 
  Marine: _Que livros são esses?
  Anne: _Adaptações de “A Bela Adormecida”
  Marine: (com uma gota na cabeça)_E pra quê tanto livro se o teste é um só?
  Anne: _Tudo tem que ser perfeito! Vou procurar aquele que tiver uma linguagem mais culta.
  Marine: _Anne, isso é uma obra infantil, a escolhi pra não ter que falar nada complicado!
  Anne: _Mas se não falarmos bem, mostrando uma bela interpretação, não conseguiremos papel algum!
  Marine: _E onde é que fica o improviso?
  Lucy: _Desista, Marine. Eu já tentei...
  Marine: _Tem razão! Ah! Eu encontrei uns garotos que estão querendo contracenar com você, aqui está (entrega a folha de papel, rabiscada frente-e-versa).
  Lucy: _Isso tudo!? Vamos ver: Michel...Quem é esse?
  Marine: _Ele é da segunda série, tem o seu tamanho, vai ser perfeito!
  Lucy: (com uma gota na cabeça) _Isaías...Este daqui é da quarta!
  Marine: _Eu sei. E é mais alto! Perfeito não é?
  Lucy: _Depois da aula eu olho mais...Vamos ou senão não nos deixaram entrar na sala.(diz enquanto o sinal toca).
 
*-*-*-*-*-*-*-*-*
  Num auditório muito grande e bonito, no centro da cidade de Tóquio, encontra-se uma mulher sentada numa cadeira, com uma mesa afrente. Parecia conversar com um homem de cabelos roxos, bem mais baixo que ela.
  
  Mulher: _Clef, eu pretendo fazer uma adaptação da obra, para os novatos, o que acha de eu cortar alguma de suas falas?
  Clef: _Aí os novos terão falas muito pequenas e os veteranos falaram muito, será discriminação e também ficará estranho, muito estranho!
  Mulher: _Mas eu não lhes dar falas gigantescas de linguagem complicada, nem poderia deixar o nível cair, não deixando os talentosos mostrarem seus talentos.
  Clef: _Acho que Lantis e Águia entenderiam... Quem mais já foi escolhido?
  Mulher: _Ainda não sei, Rafaga se passará por mais velho e será o pai de Romeu, assim como Ascout será o pai de Julieta... Ou inverterei.
  Clef: _Por que não coloca Zagar como o pai de Romeu? Ainda temos Esmeralda que seria perfeita no papel de Julieta... O que acha, Deboner?
  Deboner: _Sabe muito bem que os pais deles não os querem ver juntos. Ela poderia ser a mãe de Julieta, assim seriam de famílias rivais.(em tom gozador)
  Clef: _Não seria má idéia.(no mesmo tom, se retirando) Mas ela tem a inocência que precisamos para a Julieta.
  Deboner: _Ela não combina nem com Lantis e nem com Águia...Quero ver se descobrimos alguém com o mesmo carisma
  Clef: _Boa sorte, pois isso será uma tarefa muito difícil.(passando por uma porta e desaparecendo).
  
  Sozinha, Deboner pega um celular e disca um número, do outro lado da linha é possível ouvir a voz da professora Kátia:
 
  Deboner: _Alô...Kátia, eu quero lhe perguntar sobre os participantes do teste, pretendo privilegiar alguma menina com o papel de Julieta, tem alguém com carisma suficiente?
  Kátia: _Sim! Acho que três meninas...Consegui sete pessoas, todas com catorze anos. Mas não lhes direi nada, para não deixar ninguém nervoso... E o Romeu?
  Deboner: _Ele? Eu já escolhi e também a Paris, serão Lantis e Águia, dois de meus melhores atores contemporâneos. A Julieta terá uma carga pesada pela frente, gostaria que fizesse um teste amanhã, para a ama... Dá pra te engordar, mas preciso de talento e maturidade, se não for você, será Alcion que ficaria melhor como mãe de Romeu.
  Kátia: _Não sei se ainda consigo... Quem será a mãe de Julieta?
  Deboner: _Isso dependerá de quem será a Julieta, talvez eu envelheça alguém de postura rígida, ou talvez eu arrume Esmeralda, mas ela terá que ir ao cúmulo de sua interpretação...
  Kátia: _Lembro-me de quando ela interpretou Julieta, ao lado de Zagar, foi um belo par... É uma pena que tenham se inspirado na própria tragédia...
  Deboner: _Talvez voltem como os pais de Romeu, pois Zagar é irmão mais velho do Lantis...
  Kátia: _Espero que ele seja tão bom quanto o irmão...
  Deboner: _Ambos aprenderam com Clef e Lantis tem mostrado bastante carisma. Ele é muito bom no que faz, mas é bem diferente do irmão, talvez nunca possa sr o vilão...
  Kátia: _Nem sempre o carisma ajuda...Vou aparecer por aí, amanhã?
  Deboner: _Sim. Às duas horas e não se atrase, talvez seja a única no teste! Até.(desliga o celular)
   
[Fim do Capítulo]
 
Notas da Autora:
Eu sei, ta muito parecido com o da Hikaru, mas não posso fazer muito se a idéia é excelente! Se você estiver interessado, leia onde eu praticamente copiei a estória: Una obra de teatro?
Algum comentário? Mande para anita_fiction@yahoo.com
 
Anita, 13 de Agosto de 2001, 23:57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...